REFORMULANDO A INDÚSTRIA
A Impressão 3D consegue a cada dia mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento em grandes empresas.
Um protótipo feito através de uma impressora 3D acelera dramaticamente o processo de fabricação de um objeto ou componente, seus benefícios vão além de formas convencionais de prototipagem e manufatura.
"Na prototipagem rápida, camada por camada de materiais especiais são dispostas para obter a forma do objeto, enquanto que na técnica de fabricação tradicional removemos partes de um sólido para chegar à forma", diz o professor Mazumder, professor de engenharia mecânica e ciência de materiais na Universidade de Michigan nos EUA.
"Em fabricação com métodos tradicionais, 80% do material é removido e quase todo perdido, enquanto que na fabricação com impressão 3D, em vez de retirar 80%, de 100% de um bloco de material, aproveitamos 20% reais. Assim 80% restantes produzem mais 4 peças integralmente. O grande desafio é fazer com que empresas tradicionais participem deste novo conceito industrial e confiem seus investimentos neste processo de fabricação por impressão digital rápida. É uma mudança radical de paradigma.”
Hoje a pesquisa em impressão 3d caminha em grande velocidade nos países mais desenvolvidos, milhões de dolares estão sendo aplicados financiando desenvolvimento de novas em máquinas e novos materiais, associados a design e tecnologias digitais.