top of page

Que tal imprimir uma peça feita por você, em 3D, no espaço?


A NASA, em parceria com a ASME-American Society of Mechanical Engineers (Sociedade Americana de Engenharia Mecânica) criou o desafio Future Engineers (Futuros Engenheiros). Voltado para estudantes de nível fundamental e médio dos Estados Unidos, a proposta é criar projetos que auxiliem o trabalho dos astronautas na base espacial internacional, que possam ser impressos em 3D. O desafio vem para comemorar o lançamento da primeira impressora em 3D para o espaço, a Made in Space. E o primeiro passo para iniciar a fabricação por demanda para manter missões de longa duração em outros planetas onde a capacidade de recursos é extremamente limitada. É como se os astronautas tivessem uma loja de ferragens numa esquina qualquer em Marte...

O jovem vencedor do “Future Engineers” entrará para a história como autor de uma das primeiras impressões em 3D realizada no espaço. O prêmio é assistir a impressão ao vivo realizada na Estação Espacial, do Centro de Operações da NASA, junto com a equipe de controle da missão. Pode ser mais empolgante?

A NASA também está empolgada e anuncia o desafio em sua página com grande expectativa: “Houston terá um problema, porque a NASA e a Fundação ASME estão animadas para ver como os alunos da nossa nação vão resolver desafios de exploração espacial do mundo real.” Apostando no talento americano para o “faça você mesmo” e no fácil acesso às tecnologias de impressão em 3D, corte a laser e nos softwares abertos, a NASA espera, com isso, facilitar a vida dos astronautas.

Nós, brasileiros, não podemos participar do concurso, mas a página www.futureengineers.com permite que qualquer pessoa se cadastre para acompanhar os parâmetros e informações para criação de peças. Eu já me cadastrei e prometo escrever sobre tudo o que souber no decorrer desse empolgante concurso.


bottom of page