top of page

Impressão em 3D para dor de cotovelo...

A notícia veio do hospital universitário da Universidade Jilin, em Changchun, norte da China. Pela primeira vez um cotovelo foi totalmente substituído por uma prótese impressa em 3D. O novo cotovelo foi implantado numa paciente com artrite reumatoide. Os ossos estavam totalmente deformados pela doença e impossibilitavam qualquer movimento no braço esquerdo da chinesa, Leng Cai Feng. Além da dor, a trabalhadora agrícola que convivia com a doença há 25 anos e há 3 estava impossibilitada de movimentar o braço e a perna esquerda. A dor impossibilitou o trabalho e a execução de movimentos rotineiros. A cirurgia de substituição total do cotovelo foi um sucesso. Após cinco dias Leng conseguiu segurar uma caneca. A cirurgia foi realizada em maio. Hoje Leng Cai está em plena atividade.

O processo de impressão começou com um profundo estudo dos ossos da paciente, na região do cotovelo, por meio de uma tomografia computadorizada. Após os estudos, a prótese foi desenvolvida em programação em 3D e impressa em titânio.

Todo o processo foi resultado de uma experiência realizada pelo Professor de Cirurgia Ortopédica, Dr.Wang Jincheng. O médico comemorou o sucesso da impressão em 3D não só para desenvolvimento e produção da prótese, mas pela possibilidade de estudar o caso a fundo antes da cirurgia. Segundo Dr.Jincheng, apesar do custo da impressão de próteses sob medida ser ainda muito alto, o custo da cirurgia pode diminuir com o tempo justamente pela possibilidade de simular a cirurgia com a ajuda da impressão em 3D.

Leia a notícia completa em: www.3ders.org


bottom of page