ARQUIVO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça Violet, a menina que ganhou nova vida graças a impressão em 3D

A união da tecnologia com o know how de um dos mais importantes hospitais infantis do mundo, deu a Violet um novo sorriso.

É cada vez mais frequente o sucesso do uso de réplicas em 3D para estudo de casos cirúrgicos. Hoje vamos contar a história, relatada no site do Boston Children´s Hospital, da menina Violet.

Violet nasceu com uma anomalia craniofacial. Na 16º semana de gestação, ainda no ventre materno, os médicos diagnosticaram a má formação e sua gravidade: Violet tinha o crânio separado, assim como seus olhos, nariz e boca. Imediatamente os pais americanos procuraram o Boston Children´s Hospital e iniciaram as consultas.

Estruturado com uma competente equipe médica e com as mais inovadoras tecnologias, os médicos logo iniciaram seu estudo de caso. Para isso, contaram com a ajuda da impressão em 3D do crânio de Violet. Com essa réplica, a equipe médica composta por cirurgiões plásticos, neurocirurgiões, fonoaudiólogos, geneticistas, enfermeiros e psicólogos, pode determinar a localização do corte para que o cérebro não fosse atingido e a melhor forma de realizar o tratamento.

A cirurgia de mais de sete horas foi um sucesso. A réplica do crânio de Violet foi estudada durante a cirurgia quando a equipe se deparava com alguma dificuldade. Dessa forma, a réplica orientou todo o processo fazendo da cirurgia o sucesso que foi. No site http://www.childrenshospital.org/violet, o tratamento de Violet foi relatado em 4 vídeos, o último deles mostrando a menina em casa se recuperando com a alegria comum às crianças. É um relato emocionante de como a impressão em 3D pode colaborar para mudar a vida das pessoas, proporcionar a cura em casos complexos e abrir novas possibilidades.

Não é a primeira vez que o Boston Children´s utiliza a impressão em 3D para fins médicos. Somente o Programa de Anomalias Craniofaciais, referência mundial nesta área, atende a mais de 500 pacientes por ano. Naturalmente, o uso dessa nova tecnologia é cada vez mais recorrente. Agora, o hospital está criando um centro de impressão em 3D com os melhores equipamentos disponíveis no mercado. O foco é treinar pessoal para criar novos equipamentos e realizar estudos que comprovem a eficácia da impressão em 3D aplicada à medicina.

A história da pequena Violet nos dá uma bela ideia de todas as alegrias que ainda poderemos viver com a ajuda da revolucionária impressão em 3D.

Conheça todo o processo deste tratamento assistindo aos vídeos abaixo:

Veja todo processo acessando este link.


Fale conosco:

R. Guiana Francesa, 720, Vila Mariana - Ribeirão Preto/SP

CEP: 14075-220 | FONE: +55 (16) 2138.2800 | E-MAIL: agil3d@gil.com.br

  • Facebook App Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Classic

© 2015 por Ágil 3D Prototipagem Rápida.