top of page

Arquitetos europeus imprimem grutas de esculturas maias em 3D

Idealizada pelos arquitetos Michael Hansmeyer e Benjamin Dillenburger, a gruta medindo 16 metros quadrados é formada por uma parede externa lisa e internamente é composta por inúmeras esculturas baseadas na civilização maia.

O resultado só foi possível graças a aplicação de duas novas tecnologias: A impressão 3D permite uma precisão que seria impossível utilizando os processos de produção conhecidos até então; O Design Generativo complementa a exploração plena das qualidades do projeto já na concepção da obra ou produto.

Por meio desse processo é possível criar um projeto a partir de códigos conhecidos como algorítimos. Esses códigos são alimentados conforme características possíveis e desejáveis para determinado produto. É como um código de DNA que a cada combinação cria uma possibilidade diferente.

Segundo divulgado no site do projeto: " Os potenciais de fabricação aditiva na arquitetura são enormes. Detalhes arquitetônicos podem chegar ao limite da percepção humana. Já não há custo associado com a complexidade, a impressão de uma gruta altamente detalhada custa o mesmo que a impressão de um cubo primitivo. Nem há um custo para personalização: fabricar elementos altamente individuais não custa mais do que a impressão de uma série padronizada. Ornamento e expressão formal já não são um luxo - eles já estão legitimados".

Com a criação da gruta, os arquitetos pretendem examinar "novas experiências espaciais e sensações que estas tecnologias permitem". No site do projeto cada processo é detalhado e ilustrado com fotos. A impressão foi realizada em arenito e recebeu imersão em resina. O produto fechou os poros do arenito artificial e permitiu consolidar ainda mais o microdetalhamento da caverna, que pode chegar a 2mm.

O arenito foi escolhido por ser uma matéria prima com baixo custo em relação aos outros materiais utilizados até então para a impressão 3D. Além do custo, segundo os idealizadores do projeto, esse material é mais duro e resistente, o que facilita sua aplicação na arquitetura.

O projeto consolida uma das maiores qualidades da tecnologia da impressão 3D: a possibilidade de customização. Se no setor de consumo o futuro promete que cada pessoa produza o que deseja em sua casa, no exemplo da arquitetura, os limites tornam-se quase inexistentes.

Detalhes do Projeto:


bottom of page