top of page

Impressão em 3D: o divertido mundo dos Jetsons


(Foto tirada da internet)

Para jovens interessados ou saudosos telespectadores, não importa, o divertido mundo da série “Os Jetsons” nos faz viajar para um futuro muito interessante. Em 1984, “copiando” o projeto dos Jetsons, um homem sobrevoou o estádio de abertura das Olimpíadas de Los Angeles. Assim como na série, uma mochila acoplada nas costas do piloto permitiu que ele sobrevoasse uma plateia cheia de brilho nos olhos. Porém, o Rockebelt era muito grande, pesado e não muito potente.

Agora, o mesmo projeto foi melhorado e refeito utilizando várias peças e componentes impressos em 3D. A empresa responsável pelo novo projeto é a JetPack Aviation. O projeto, desenvolvido pelos mesmos projetistas do Rockbelt, atingiu todas as qualidades que uma fiel JetPack deve ter segundo consta no site dos projetistas: “Nós acreditamos que um jetpack deve ser apenas isso - uma turbina a jato alimentando uma mochila que é capaz de decolagem e pouso vertical (VTOL), é extremamente leve e pequeno e pode ser facilmente transportado pelo piloto. Ele deve ser poderoso o suficiente para levantar o piloto rapidamente para milhares de pés acima do solo, mas pequena o suficiente para caber no porta-malas de um carro.”

As qualidades agregadas pela impressão em 3D foram inúmeras: baixo custo, peças sem fissuras, leves e fáceis de manusear. Para completar o projeto, a JetPack uniu-se a Airwolf3D, empresa responsável pela impressão do tanque de combustível na impressora 3D AXION, desenvolvida por eles.

(Divulgação: www.jetpackaviation.com)

Ainda não teremos uma mochilinha dessas em casa, mas já podemos sonhar com o dia em que iremos literalmente “voando” aos nossos compromissos. Afinal, impressão em 3D é muito “Jetsons”.

Uma boa notícia para desejar que 2016 seja muito produtivo e inventivo!


bottom of page