top of page

Uma impressora 3D para divertir e ensinar


Uma impressora que ensina as crianças a impressão em 3D desconstruindo todos os seus componentes. Quer modo mais eficaz?

O projeto é da designer espanhola, Irene Ródenas Sáinz de Baranda. Ela explica que o resultado das peças não é dos melhores, mas que a função mais importante dessa impressora é a interação das crianças com o processo de tecnologia de impressão em 3D.

A ANDI 3D, como foi batizada a impressora educativa, é bem simples: utiliza o processo de impressão conhecido como FDM (Fused Deposition Modeling). Esse processo transforma a matéria prima por meio de um extrusor que aquece o material até atingir o estado vítreo (estado entre o sólido e o líquido). Com a ANDI 3D, a criança consegue entender com simplicidade como funciona esse processo além de visualizar todos os componentes da impressora.

Um importante questionamento de Irene foi o que a inspirou a criar essa impressora: "Eu ficava me perguntando se as crianças, que crescem ao lado dessas tecnologias sabem exatamente o que estão fazendo, se entendem completamente que mecanismos estão por trás de tudo, ou se eles estão simplesmente construindo à medida que avançam como uma causa deste rápido aumento da produção, construindo e obtendo resultados rápidos ", ela explica.

A diversão é garantida já que a impressora pode usar argila e até pasta de alimentos como matéria prima das formas impressas.

Leia a matéria completa em www.3ders.org.


bottom of page