top of page

Engenho de Pilões de 1840 é impresso em 3D

No início deste ano, a Gil recebeu um desafio: criar uma miniatura de um equipamento da indústria do café fabricado em 1840. O pedido veio da organização da exposição “Café do Brasil - História, Tradição e Desenvolvimento”. Parte do equipamento fica exposto no Museu do Café de Ribeirão Preto, cidade onde está localizada a Ágil 3D Prototipagem Rápida. É um equipamento bem grande, composto por gigantescos pilões e rodas d´água. Para desenhar o equipamento, o projetista da Ágil teve que usar todos os seus dotes técnicos e intuitivos. Isso porque a peça original exposta no Museu, não está completa. Há outra miniatura, em madeira, que ajudou nesta composição. O resultado em desenho ficou perfeito.

Miniatura em madeira do engenho de Pilões exposta no Museu do Café

A segunda etapa era imprimir essa peça numa impressora 3d em escala 1:15 de forma que o visitante da exposição pudesse ver detalhes do Engenho. O arquivo foi impresso num material semelhante a um gesso mais rígido e o resultado ficou perfeito.

Esse é mais um bom exemplo das infinitas possibilidades que a impressão em 3D proporciona. Visite a exposição e veja essa peça pessoalmente.

Serviço

Exposição "Café do Brasil - História, Tradição e Desenvolvimento" Realização: SESC DF Local: Corredor de Acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados | Brasília/DF Período: 01 a 30 de setembro de 2014 | de segundas as sextas Horário de Visitação: das 9 as 18 horas Local: Nas unidades do SESC DF Período: de outubro a dezembro de 2014 | todos os dias Horário de Visitação: das 8 as 18 horas


bottom of page