top of page

Em pouco tempo você poderá criar seus próprios produtos e imprimi-los em 3D

Há algum tempo falamos sobre termos que estão se tornando conhecidos junto com a impressão em 3D. Um deles é o Design Generativo (acesse o artigo). O Design Generativo, por meio da parametria, pode permitir a construção de um objeto totalmente customizável. Na prática isso significa que se você quer uma aquela cadeira feita especialmente para você, você alimentaria um banco de dados de parametria com informações sobre seu peso, altura e a maneira que gosta de sentar, e um software geraria opções de cadeiras baseado nessa informações. Enquanto isso ainda não é possível, seria muito animador a possibilidade de mudar a disposição de prateleiras e gavetas de um armário, para atender melhor suas necessidades, não seria? Para completar o sonho de conforto, esse móvel poderia ser impresso totalmente em uma impressora 3D e entregue em sua casa.

Uma intuição pessoal me diz que a velocidade da transformação de sonhos em realidade está aumentando exponencialmente com as novas tecnologias. O que relatei acima não é uma viagem, uma utopia nem uma especulação da mais recente entusiasta da impressão em 3d e do Design Generativo. O MIT está produzindo um banco de dados capaz de criar produtos customizáveis. Por enquanto, há projetos com modelos pré definidos de peças para montagem de armários, playgrounds e karts. Porém, esse tesouro ainda está em desenvolvimento e, portanto, não está acessível ao público.

A notícia foi dada dia 11, no próprio site do MIT.

Leia na íntegra:

Mit lança o “Fab por Modelo” e permite que qualquer pessoa crie rapidamente milhares de projetos personalizados para móveis, karts, e muito mais

A impressão 3D ainda não está pronta para ajudar a democratizar a fabricação. A maioria dos itens 3D impressos são muito complicados para o usuário projetar digitalmente.

Claro, as pessoas podem agora encomendar on line, itens 3D impressos, ou até mesmo fazer estatuetas de bolo de casamento usando os serviços de impressão 3D em determinadas lojas. Mas estes são produtos simples, em grande parte, padronizados. E se você quer uma cadeira ou carro construído para suas especificações exatas?

Agora, uma equipe liderada por pesquisadores CSAIL desenvolveu "Fab por modelo," o primeiro método orientado a dados para ajudar no design de produtos personalizados, com um banco de dados cada vez maior de modelos que permitem que os usuários customizem milhares de itens complexos, tais como armários, playgrounds e karts.

"Quando projetamos coisas em um computador, surge a questão de como fabricá-los no mundo real com as peças necessárias físicas - madeira, vidro, parafusos, dobradiças e tudo mais", disse a líder do projeto Adriana Schulz, uma estudante de PhD em CSAIL. "Para os usuários casuais, a criação de um modelo tão detalhado não é apenas demorado, mas na verdade é mais ou menos impossível, a menos que você saiba algo sobre engenharia mecânica."

A Interface “arrastar e soltar” intuitiva do Fab por modelo permite misturar e combinar materiais e posição, alinhar e conectar as diferentes partes, sem se preocupar se o projeto é realmente viável.

"A tecnologia permite a você projetar e fabricar praticamente qualquer idéia fora do padrão que está saltando em torno de sua cabeça", disse Schulz.

O sistema , que ainda não está disponível ao público, tem atualmente dezenas de modelos de modelos distintos, cada um composto por centenas de peças, até os parafusos individuais de um kart. Os modelos são todos "paramétricos”, o que significa que eles podem ser manipulados para assumir um número quase infinito de formas diferentes. Schulz diz que o banco de dados da equipe de modelos está destinado a ser ilustrativo, podendo evoluir para incluir modelos de carros, casas, ou praticamente qualquer objeto fabricável.

Para um determinado projeto, Fab por modelo permite que você veja quais partes específicas são necessárias e quanto custam; Você poderia, então, pedir o material do banco de dados, com a opção para otimizar preço ou velocidade da entrega. (Atualmente, você ainda precisa montar o produto, mas Schulz prevê um futuro em que o banco de dados pode ser vinculada a um serviço de instalação que iria enviar alguém para sua casa para construí-lo).

Há pouco tempo, bancos de dados de projeto “faça você mesmo” exigia um grau avançado, ou pelo menos experiência em software de desenho assistido por computador (CAD). A equipe diz que agora, mesmo alguém com conhecimentos de informática simples podem criar o próprio artigo customizável.

O trabalho foi desenvolvido por Schulz; CSAIL postdocs David IW Levin e Pitchaya Sitthi-Amorn; Wojciech Matusik, professor associado de engenharia elétrica e ciência da computação do MIT; e Ariel Shamir, um professor do Centro Interdisciplinar de Herzliya, em Israel. A equipe estará apresentando seu sistema na conferência Siggraph em gráficos deste mês.

No futuro, Schulz diz que a equipe estará trabalhando com colegas CSAIL para incorporar projetos de robôs que podem ser montados, personalizados e até mesmo impressos a partir de casa.

Esta notícia foi traduzida a partir deste link.


bottom of page