top of page

Curta Almofada de Penas fazendo escola em 3D

O curta ainda nem foi lançado, está em fase de produção. Porém, contando com a experiência de dois anos de trabalho até o momento, a equipe de produção do curta trouxe para a impressão em 3D um ensinamento importante: estudar, estudar e estudar as múltiplas possibilidades do arquivo antes de imprimi-lo.

A Ágil 3D foi conversar com o diretor do Almofada de Penas, Joseph Specker Nys e a produtora executiva Maria Emília de Azevedo, na bela cidade de Florianópolis. A conversa girou em torno da complexidade de uma produção de animação em Stop Motion, começando pela equipe: entre 25 a 30 pessoas envolvidas nas diversas etapas de produção.

O início da produção é o Roteiro, seguido pelo Story Board, que nada mais é que um HQ do filme desenhado quadro a quadro. Esse desenho é utilizado para que o roteiro seja analisado e para uma filmagem que dará uma noção do tempo de duração de cada cena.

As etapas compreendem ainda a produção do cenário, adereços, bonecos, figurinos, fotografia, animação, dublagem, pós-produção, trilha musical e até os sons ambientes, por exemplo, um talher batendo no prato, o ranger de uma porta, etc. Maria Emília, que até então trabalhava com o cinema interpretado por atores, esclarece a complexidade do stop motion: “numa produção cinematográfica os sons são gravados durante a cena, a ação dos próprios atores produz os sons. É o som direto. Na animação não, tudo precisa ser fabricado, cada som ambiente ou da natureza precisa ser gravado e só depois incluído na cena durante a edição.”

Joseph acrescenta: “num filme convencional, o diretor pode mudar de ideia durante a gravação. Se não gostou de uma colher, pode trocar por outra. No stop motion precisamos produzir e modelar tudo antes, não há margem para mudar de ideia. Por isso tem que estar tudo previamente planejado, estudamos muito antes de imprimir (em 3D) qualquer peça e, principalmente, antes de iniciar as gravações.”

Esse é o ensinamento desta conversa. A impressão em 3D nem sempre custa barato, por isso, investir na criação do arquivo, pensar e repensar seu projeto antes de imprimi-lo pode torná-lo mais acessível financeiramente.

Joseph pretende criar um núcleo de produção cinematográfica em stop motion com temática adulta. Isso porque é muito difícil ter produções do gênero dentro da animação latino americana.

Com tanta coisa para ensinar e um caminho que se abre com essa produção, a Ágil 3D como parceira e fã do Almofada de Penas, tem certeza de que esse núcleo vai trazer para o Brasil, muitas produções premiadas!


bottom of page