top of page

A Mágica Impressão Líquida em 3D pode te surpreender

Nem bem nos recuperamos da surpresa diante das possibilidades trazidas pela impressão em 3D e novas formas e materiais surgem para nos fazer perder o fôlego novamente.

Quer ver?

Esse processo totalmente novo é fruto de uma extensa pesquisa comandada pela Startup do Vale do Silício, Carbon3D. Tendo como CEO, Joseph DeSimone, professor de química na Universidade da Carolina do Norte - Chapel Hill, a “mágica” acontece por meio da manipulação de luz e oxigênio. Uma resina líquida é a matéria prima das impressões.

Se você assistiu ao vídeo acima, ainda está de boca aberta e cheio de porquês. A técnica batizada de CLIP – Continuous Liquid Interface Production (algo como Produção Contínua em Interface Líquida, em tradução livre pelo site da Revista Galileu) traz inúmeras vantagens em relação a impressão 3D camada à camada. Uma delas é a agilidade que varia de 25 a 100 vezes mais rápida. Segundo o próprio site da Carbon, a “CLIP produz propriedades mecânicas consistentes e previsíveis, permitindo a criação de peças que são lisas no exterior e sólidas no interior”, algo que eles comparam ao processo de injeção. A resina é a matéria prima utilizada na demonstração do vídeo acima, porém há a possibilidade de utilizar uma gama de materiais.

Nada melhor do que acessar o próprio site da Carbon3D para tentar assimilar minimamente essa impressionante novidade.

Respire fundo e acesse: www.carbon3d.com.


bottom of page